Fazer uma mudança requer muito planejamento, seja ela para uma casa ou condomínio. E essa organização prévia não é dever somente do morador que está chegando ou saindo do local.
O primeiro passo para sanar qualquer tipo dúvida é haver no regulamento interno do condomínio um item específico sobre o assunto. Lá devem constar alguns tópicos como:
- Horário permitido: em geral, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 14h;
- Dias da semana: a maioria dos condomínios sugere que as mudanças sejam feitas apenas de segunda a sexta. Aos sábados não é comum, mas pode ocorrer. Mudança aos domingos, via de regra, não é permitida;
- Necessidade de agendamento prévio – assim se evita duas ou mais mudanças no mesmo dia, ou uma mudança e uma obra. Assim, o elevador não fica sobrecarregado.
- Responsabilidades do condômino caso haja danos às áreas comuns durante o manuseio dos móveis, como avarias ao elevador, risco de paredes, estragos na pintura, etc.
- Caso o proprietário não esteja presente no momento da mudança, especificar quem de sua confiança irá acompanhar o processo – isso evita futuros problemas para o condomínio.
O que o morador de mudança deve saber:
Informar-se sobre horários e dias permitidos;
Realizar agendamento prévio;
Não jogar as caixas de papelão no lixo. O faxineiro poderá recolhê-las no dia seguinte;
Atentar para o descarte correto do que sobrou da mudança;
Caso não tenha recebido, pedir para o síndico uma cópia do regulamento interno do condomínio;
Não arrastar os móveis após o horário permitido;
Informar-se sobre horários permitidos e regras referentes a barulhos no condomínio.
O condomínio também deve se organizar:
- Revestir o elevador de serviço com acolchoado;
- Escalar um funcionário para ficar de olho na garagem enquanto essa fica aberta para que a mudança entre;
- Ter um funcionário, de preferência o zelador ou o gerente predial, acompanhando toda a mudança;
- Orientar e informar ao funcionário da faxina que aquele dia ele deve atentar para a limpeza da área que foi o caminho utilizado pela mudança;
- Registrar previamente os dados da mudança, como: nomes dos envolvidos, qual a empresa, horários, responsáveis, etc.